São fungos terrestres formados por hifas de paredes quitinosas. O nome do grupo (zigo = par, união de dois; miceto = fungo) refere-se à existência de um processo de reprodução sexuada em que ocorre a fusão de hifas de dois indivíduos haplóides; no ponto de contato forma-se uma estrutura equivalente a um zigoto.
HABITAT
Alguns são parasitas, mas na sua maioria são saprófagos, vivendo no solo e alimentando-se de matéria orgânica morta. Logo, habitam lugares úmidos, com sombra e que contenham matéria orgânica.
REPRODUÇÃO
Assexuada: Ocorre quando as hifas produzem enzimas que digerem a matéria orgânica do substrato fora da célula, que é então absorvida, permitindo o crescimento do micélio. As hifas reprodutoras crescem para fora do substrato e formam no ápice estruturas assexuadas denominadas esporângios que quando amadurecem (podendo mudar sua coloração) liberam esporos para o ar.
Sexuada: Ocorre o encontro de duas hifas haplóides quando se formam os gametângios (estrutura dentro da qual os gametas são formados), com intumescimento e migração de diversos núcleos haplóides. Com a fusão dos gametângios das diferentes hifas acontece a fecundação, com formação de diversos zigotos. Após a formação de uma parede espessada, os gametângios fundidos se desenvolvem em um zigosporângio (esporângio que contém zigósporos), que pode permanecer dormente por meses. Quando o zigosporângio se rompe, forma-se um esporangióforo e ocorre a meiose dos diversos zigotos, formando os esporos sexuados dentro do esporângio. Ou seja, de forma geral, na reprodução sexuada produzem zigósporos, zigotos de parede espessa e resistente, podendo sobreviver em más condições ambientais.
FUNÇÃO
Os zigomicetos são essenciais na ciclagem de matéria, decompondo detritos orgânicos e permitindo a reutilização de seus elementos por outros seres vivos.
USO HUMANO
São produzidos por alguns zigomicetos certas substâncias de alto valor humano, como diversas enzimas, ácido lático e precursores de corticoides, como por exemplo o hormônio cortisona. Alguns membros das ordens Mucorales e Entomophthorales são causadores de doenças oportunistas em seres humanos, as quais podem apresentar complicações cutâneas, gastrointestinais e respiratórias; podem também invadir os vasos sangüíneos, destruindo-os. A transmissão destas doenças é normalmente feita pela inalação de esporos no ar. Entomophthorales possui também representantes parasitas de insetos, podendo ser potenciais pesticidas de artrópodes que atacam as lavouras. Alguns zigomicetos são usados na produção de alimentos, como o “tempeh”, feito à base de grãos de soja, e bebidas alcoólicas à base de arroz.
Nenhum comentário:
Postar um comentário