domingo, 7 de junho de 2015

Filo Cnidária




Pólipo



ESTRUTURA

• Os cnidários, representados pelas hidras, corais e anêmonas do mar, são divididos morfologicamente entre pólipos (sésseis, ou seja, vivem fixos a um substrato) e medusas (organismos livres e natantes).

• São os primeiros animais com cavidade digestiva, o que permitiu aos animais ingerirem porções maiores de alimento, pois nela o alimento pode ser digerido e reduzido a pedaços menores, antes de ser absorvido pelas células.

• Eles também possuem simetria radial e tecidos verdadeiros.

• Estes animais apresentam um tipo de célula para defesa denominada cnidócio, que aparece com mais frequência nos tentáculos e ao ser tocada lança um nematocisto (estrutura penetrante que possui um longo filamento através do qual o líquido urticante contido em seu interior é eliminado).

• Há também a presença de uma boca que se abre na cavidade gastrovascular, embora não apresenem ânus. O alimento ingerido pela boca cai na cavidade gastrovascular, onde é parcialmente digerido e distribuido.Após a fase extracelular da digestão, o alimento é absorvido pelas células que revestem a cavidade gastrovascular, completando a digestão, que é parte extracelular e em parte intracelular. Os restos não-aproveitáveis são liberados pela boca. Na região oral, estão os tentáculos, que participam na captura de alimentos.

• Quanto às camadas de pele, ele têm epiderme, que reveste o corpo externamente, e gastroderme, que reveste a cavidade gastrovascular. Entre a epiderme e a gastroderme existe a mesogléia, camada mais abundante nas medusas do que nos pólipos. Ambas epiderme a gastroderme são camadas celulares derivadas de tecidos embrionários denominados genericamente folhetos germinativos.

• Tratam-se dos primeiros animais possuidores de neurônios e deslocamento por meio de movimentos de contração e extensão.




REPRODUÇÂO


• ASSEXUADA: Ocorre, em geral, por brotamento. Brotos laterais, em várias fases de crescimento, são comumente vistos ligados à hidra-mãe e dela logo se destacam. Tal processo de multiplicação, sem ocorrência de variabilidade genética, é propício nos ambientes estáveis e em épocas favoráveis do ano, em que as hidras estão bem alimentadas.

• SEXUADA (HERMAFRODITA): Alguns testículos e apenas um ovário são formados, principalmente em épocas desfavoráveis do ano, a partir de células indiferenciadas do corpo. O óvulo é retirado do ovário. Os espermatozóides são liberados na água e vão a procura do óvulo. A fecundação ocorre ainda no corpo. O zigoto formado é circundado por uma espessa camada quitinosa e, após certo algum tempo para desenvolvimento, o embrião, envolto pela casca protetora, destaca-se do corpo e permanece dentro da casca durante toda a época desfavorável. Com a chegada da estação favorável, rompe-se a casca e emerge uma pequena hidra que cresce até atingir a fase adulta.




CLASSIFICAÇÃO


Sua principais classes são: Hydrozoa (hidras e caravelas), Scyphozoa (águas-vivas), Anthozoa (anêmonas e corais) e Cubozoa (cubozoárioa).







Referências Bibliográficas: Só Biologia e InfoEscola.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário