domingo, 7 de junho de 2015

Ascomicetos

Resultado de imagem para ascomicetosCorresponde ao grupo de fungos mais numerosos, mais de 30.000 espécies. A característica marcante dos ascomicetos formadores de hifas é a formação de esporos na fase sexuada, chamados ascósporos, que se formam no interior de ascos (sacos). No entanto na fase assexuada forma-se esporos na sua extremidade chamados de conidiósporo.

HABITAT
Habitam lugares úmidos, que contenham matéria orgânica e sombra. A maioria das espécies de ascomicetos é terrestre, mas existem representantes marinhos associados com algas, formando líquens.

REPRODUÇÃO
Assexuada: Ocorre pela formação de conídios multinucleados, um tipo de esporo. Os ascomicetos formam, na extremidade de hifas especializadas, milhões de diminutos conidiósporos (pelo fato de serem muito pequenos, como uma partícula de poeira, originou-se o nome "condiósporo": do grego konis = poeira). Esse tipo de esporo é muito leve e resistente, espalhando-se com facilidade pelo ambiente e podendo sobreviver por muito tempo até que surjam condições apropriadas para a germinação.
Resultado de imagem para ascomicetosSexuada: Ocorre quando as hifas homocarióticas formam os gametângios femininos (ascogônios) e os gametângios masculinos (anterídios). Quando os dois se encontram e são compatíveis, ocorre a plasmogamia, a fusão destas estruturas, porém parcialmente. Na estrutura feminina que sofreu fecundação vão brotar hifas com núcleos haplóides e heterocarióticos, resultado da fusão de dois talos. Na extremidade destas hifas formam-se ganchos, por onde cresce o micélio, formando células com dois núcleos (1 feminino e 1 masculino). Um tempo depois ocorre a cariogamia, formando um núcleo diplóide, e por meiose forma 4 núcleos haplóides, logo após sofre mitose, formando 8 núcleos haplóides, que formam 8 esporos. Quando os ascósporos germinarem, darão origem a um micélio uninucleado e outro haplóide, que se reproduzem assexuadamente por conidiósporos.
FUNÇÃO
Como a maioria dos fungos, os ascomicetos são grandes decompositores. Têm um papel importante no ecossistema, decompondo moléculas orgânicas complexas, liberando componentes inorgânicos, que serão reutilizados por vegetais. Se presentes em água como saprófitos, podem consumir quase todo o substrato carbonado, incluindo combustível de avião e tinta de parede e desempenhar o seu papel mais importante na reciclagem de material morto. Um dos papéis principais dos liquens é sua utilização para o mapeamento de metais pesados e de outros elementos químicos.

USO HUMANO
Os ascomicetos têm uma vasta importância econômica. São muitos úteis na indústria alimentícia através dos fermentos, na produção de pães, bolos, bebidas alcoólicas e até na produção de combustíveis como o álcool. O LSD também é extraído dos ascomicetos. O fungo do gênero Penicillium é utilizado na fabricação de antibióticos e dá sabores e cheiros característicos a queijos como Roquefort. Os refrigerantes também são produtos fúngicos, pois, em sua maioria, verifica-se a presença de ácido cítrico produzido por um fungo, usado industrialmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário