Blog feito por alunos do Colégio Militar de Porto Alegre para o componente curricular de Biologia. Alunos: Eleonora Queiroz, João Pedro e Larissa. Números: 18832, 31489 e 41206, respectivamente . Turma: 206
terça-feira, 18 de agosto de 2015
Anelídeos
1) Habitat:
- As espécies do filo Annelida são encontradas no solo (minhocas), no mar (poliquetos e vermes marinhos) ou como ectoparasitas de vertebrados aquáticos.
2) Morfologia e fisiologia:
- Possuem corpo cilíndrico segmentado (metameria).
- São triblásticos, celomados e apresentam simetria bilateral. O celoma é preenchido por um líquido que circula pelo corpo e contém órgãos de reprodução e excreção.
- A superfície do corpo é revestida por uma epiderme com uma cutículas externa, e pode apresentar cerdas de quitina.
- Sob a epiderme aparece a musculatura que auxilia na locomoção e no movimento do alimento ao longo do tubo digestório.
- Certos anelídeos se alimentam de detritos vegetais, outros são carnívoros, e outros são parasitas (alimentam-se de sangue e líquidos de outros animais).
- A digestão é extracelular e o tubo digestório é completo, composto por faringe, esôfago, intestino e ânus.
- Nas minhocas, o sistema circulatório é fechado e a respiração é cutânea (que só é possível se a pele do animal estiver úmida). Há dois vasos principais (dorsal e ventral) ligados aos corações, que auxiliam a propulsão do sangue.
- Nos órgãos existem capilares que permitem a passagem de alimento o oxigênio para as células e recebem delas gás carbônico e excretas.
- Alguns anelídeos possuem pigmentos respiratórios como a hemoglobina.
- Em cada segmento dos anelídeos existe um par de nefrídios, que retiram excretas do celoma através do nefróstoma. Os cílios aspiram o fluido celomático e as substâncias úteis voltam para o sangue e as tóxicas são eliminadas pelo nefridióporo, que se abre na superfície do corpo.
- O sistema nervoso é formado por dois cordões nervosos ventrais com um par de gânglios por segmento.
3) Reprodução:
- Nos poliquetos os sexos são separados e as gônadas só são presentes na época de reprodução. Os gametas saem pelos frídios, o desenvolvimento é direito, com formação de uma larva (trocófora). Eles também possuem reprodução assexuada por brotamento.
- As minhocas tem gônadas permanentes e os gametas são eliminados por orifícios genitais. O desenvolvimento é direito e ocorre fecundação cruzada mútua e externa pelos espermatecas.
4) Classificação:
- São divididos nas classes: Polychaeta, Oligochaeta e Hirudinea.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário