domingo, 5 de abril de 2015

Protoctistas

O Reino Protoctista, envolve organismos com estruturas e modos de vida bastante variados. Alguns são unicelulares, enquanto outros são pluricelulares; algumas espécies são autótrofas enquanto outras são heterótrofas. A maioria das espécies descritas é de ambiente aquático, vivendo no mar ou na água doce; alguns habitam os fluidos corporais de outros organismos, em associação de mutualismo ou parasitismo. Também podem estar presentes em ambientes terrestres, desde que contenha umidade.

Como são eucariontes, suas células apresentam um núcleo organizado, com muitas organelas e apresentam também a carioteca.


A parede celular pode apresentar diferentes composições, podendo ser de celulose, pectina ou sílica.


Quanto a troca de gases, dependem de difusão simples, movimento passivo de materiais a partir da zona de elevada concentração para uma área de baixa concentração no sentido de movimentar gases e materiais de resíduos dentro e fora da célula.

A maioria dos protoctistas está limitada a serem pequenas células únicas. O tamanho inferior acontece devido à incapacidade dos cílios ou flagelos em fornecer energia suficiente para deslocar grande quantidade de célula através da água.

Eles se alimentam por fagocitose. Ingerem o alimento na membrana celular, formando um espaço oco no interior da célula, chamado de vacúolo, úteis em pequenas estruturas. Utilizam o vacúolo para armazenar água, enzimas e resíduos de produtos.

Sua reprodução é, em geral, assexuada por cissiparidade. Porém também há reprodução sexuada; nesse caso, os gametas se movem por pseudópodes ou por “flagelos”. 

Os protozoários podem, também, ser divididos em três filos:
- Autótrofos Unicelulares (algas simples microscópicas);
- Autótrofos Pluricelulares (algas macroscópicas);
- Heterótrofos (protozoários)

Os protoctistas podem causar doenças, como por exemplo: toxoplasmose, doença de Chagas, malária, doença do sono, giardíase, amebíase, entre outros...

O reino protoctista têm grande importancia atualmente, visto que:
  • Algas e protozoários são presas importantes em cadeias alimentares;
  • Protozoários fornecem origem para todas as formas superiores de vida animal;
  • Algas verdes originaram a vida de plantas superiores.

Fontes: http://www.infoescola.com/biologia/reino-protista-protozoarios-protozoa/
https://estudandoabiologia.wordpress.com/protoctista/
http://biologia-cosciente.blogspot.com.br/2011/05/5-doencas-causadas-por-protistas.html
http://meioambiente.culturamix.com/recursos-naturais/reino-protista-caracteristicas-basicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário