Taxonomia: É a ciência que impõe critérios para organizar e classificar todos os organismos terrestres em grupos acordando com suas características fisiológicas, evolutivas, anatômicas e ecológicas.
Cladograma: É um diagrama usado em cladística que mostra as relações táxons terminais, seja em nível de espécie ou grupos supra-específicos, formando grupos monofiléticos evidenciados por sinapomorfias, indicando uma história em comum, não necessariamente uma ancestralidade direta.
Taxon terminal: É o grupo de seres que deseja se pesquisar. Tal grupo pode ser da mesma espécie ou gênero.
Taxon irmão: Trata-se de um grupo de seres vivos com características semelhantes que outros taxon mas que teve um nó evolutivo que o separou desses taxon, portanto podemos dizer que os seres do taxon irmão são descendentes de outros taxons, o qual é irmão
No evolutivo: É uma característica apomórfica que após ele, formar-se-á dois ramos diferentes.
Domínio, reino, filo e classe: são grupos de seres vivos com características semelhantes tendo como maior Domínio seguido de Reino, Filo, Classe, Ordem, Família, Gênero e por último e Espécie
Família: É um clade intermediário entre ordem e gênero, tal conceito foi criado pelo botânico francês Pierre Magnol.
Espécie: É um conjunto de organismos que possui semelhanças morfológicas, anatômicas, ecológicas, etológicas, bioquímicas e fisiológicas. Além disso, são capazes de se reproduzir entre si, originando descendentes férteis.
Gênero: É um termo utilizado na taxonomia para indivíduos com características morfológicas e funcionais parecidas e com ancestrais comuns e próximos. O gênero vem sempre antes do nome da espécie.
Apomorfia: É o termo usado a fim de definir uma característica mais recente derivada de uma outra já existente.
Plesiomorfia: É uma característica que vários grupos possuem e que não define um único grupo. Trata-se de uma característica primitiva, herdada de ancestrais distantes.
Referências bibliográficas: Wikipédia, InfoEscola, Dicionário Informal, Significados, Wikipédia, Dicionário Informal.
Fonte das Imagens: Blog Descomplica (cladograma) e Wikipédia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário